A ORIGEM DO GACCUM

Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Organização sem fins lucrativos. Fundado a 19 de Abril de 1994. O GACCUM funciona de forma autónoma e independente.

GACCUM E OS ALUNOS

O Núcleo é constituído exclusivamente por alunos da Licenciatura de Ciências da Comunicação. É graças aos quatro departamentos do núcleo, que conseguimos assegurar que tudo seja feito da melhor forma.

GACCUM E A ACADEMIA

O GACCUM deseja contribuir para o desenvolvimento, não só do curso de Ciências da Comunicação, como também da academia minhota.

QUANDO E COMO SURGIU O GACCUM?

O PASSADO

O Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM) foi criado em 19 de Abril de 1994, pelos alunos do curso de Comunicação Social, sendo a sua principal função representar o curso e os seus alunos. É uma organização sem fins lucrativos e não possui qualquer ligação a partidos políticos, confissões religiosas ou correntes filosóficas. 

O GACSUM tornou-se uma pessoa coletiva a 30 de Maio de 1995. A 24 de Janeiro de 1997, na série 3 do Diário da República, foram publicados os seus estatutos. Várias foram as atividades realizadas pelo GACSUM desde a sua criação.

O PRESENTE

Com a mudança do nome do curso, de Comunicação Social para Ciências da Comunicação, também o GACSUM entrou num processo de legalização, tendo a mudança do nome para GACCUM – Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho sido concretizada em Janeiro de 2013. 

O GACCUM funciona de forma autónoma e independente, através do pagamento de quotas dos seus sócios (5 euros anuais), do apoio do Instituto de Ciências Sociais (ICS), do Instituto Português da Juventude (IPJ) e, pontualmente, de outras instituições e empresas que patrocinam as suas atividades.

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS?

MISSÃO

Pretendemos fazer com o GACCUM chegue o mais longe possível. Queremos conseguir organizar as mais diversas atividades, eventos e workshops, de forma a cativar os alunos a usufruírem do que temos para oferecer.

VISÃO

O nosso foco principal é fazer com que os alunos de Ciências da Comunicação se sintam ligados ao núcleo e queiram fazer parte dele e ajudá-lo a crescer.

VALORES

Respeito, Inovação e Determinação.

O GACCUM EM NÚMEROS

0
Todos os colaboradores
0
Membros 2019/2020

OBJETIVOS DO GACCUM

  • Organizar e representar os estudantes de Ciências da Comunicação;
  • Defender e zelar pelos membros em tudo o que diz respeito à vida académica;
  • Contribuir para o fortalecimento das iniciativas que desenvolvem o curso de Ciências da Comunicação;
  • Trazer as melhores experiências para todos os alunos de comunicação.